quarta-feira, 1 de Maio de 2024  21:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia da Mãe

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Arroz de Polvo

Arroz de Polvo

Limpe cuidadosamente o polvo, retirando toda a viscosidade e bata-o com um maço de madeira para o amaciar. Lave-o em ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-10-2006

Figura de vulto na freguesia de Bustos


Bustos - Faleceu Engº. Manuel dos Santos Pato

Engº. Manuel dos Santos Pato, 80 anos, filho de Maria da Conceição Almeida Ferreira dos Santos Pato e do Dr. Manuel dos Santos Pato, residente há muitas décadas, em Águeda, concretamente na Mourisca do Vouga, finou-se, na tardinha do último domingo, em viagem de regresso a casa, depois de vividas algumas emoções na Barra. No entanto, Sérgio Ferreira que o transportava, recorreu ainda ao hospital

Durante a tarde, havia-se realizado um encontro de bustuenses com descendentes de um dos “pais” da freguesia, Jacinto dos Louros, cuja figura irá ser trazida à luz, muito em breve, graças a um trabalho de pesquisa do jornalista Belino Costa, também presente naquela reunião bairrista.

Manuel dos Santos Pato, o “Neo”, como era conhecido, é figura de vulto na freguesia de Bustos, muito ligado às suas iniciativas, nomeadamente à construção da igreja, embora não praticante.

Desportista de eleição, criou nos tempos de juventude o Clube de Futebol os azuis de Bustos, que se fundiu com o Futebol Clube de Bustos, que deu origem, mais tarde, à União Desportiva de Bustos.

Com Arsénio Mota, Dr. Assis Rei e Dr. Jorge Micaelo, entre outros, fundava também a Comissão de Melhoramentos

Activista desde moço, contra o governo da ditadura, estudante em Coimbra, adere ao MUD. Conclui o curso de engenharia civil na cidade do Porto, altura em que se filia no MUD e participa em várias reuniões clandestinas de figuras da oposição, o que origina ser preso em 1960 pela Pide, indo parar aos calabouços de Caxias onde permaneceu dois meses.

Com a democracia implantada, Manuel dos Santos Pato foi eleito para Assembleia Constituinte pelo Partido Socialista e fez algumas intervenções.

Era casado com Celina Marques Correia dos Santos Pato e pai de Manuela Maria e Carlos Manuel Correia dos Santos Pato é ambos engenheiros. Manuela Maria Santos Pato, chefe de Divisão de Obras da câmara municipal de Oliveira do Bairro.

O funeral realizou-se, na tarde de ontem (18 horas), terça-feira, para o cemitério da Trofa.

Jornal da Bairrada apresenta condolências a toda a família em luto, especialmente à engª. Manuela Pato.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®